segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Desilusão


Em primeiro lugar esclarecer o que é ilusão. A palavra ilusão vem do latim illusióne que significa “enganar”, “troçar de”. A ilusão surge sobretudo de um engano que o nosso pensamento, a nossa razão produz através dos nossos sentidos. Esta ilusão muda a aparência da realidade, muda o modo como olhamos, distorcendo a realidade.

Umas vezes isto pode ser bom, outras nem por isso. Vejamos o facto de duas pessoas que têm um exame para fazer uma diz:”já só falta este” e a outra diz:”ainda falta este”, aqui temos duas maneiras diferentes de olhar o mesmo desafio. Uma cria uma ilusão de que depois daquele exame tudo será melhor, e até encara o desafio com mais coragem, outra por sua vez, encara o desafio como um fardo, que vai custar a carregar e pode até a levar ao desânimo. A ilusão surge assim como uma forma de colorir a vida, cada um de nós decide com que cores quer pintar o seu arco-íris. Podemos concluir então que a ilusão é uma forma de interpretar o mundo segundo a nossa visão.

Decidi ir a uma enciclopédia ver o significado de DESILUSÃO e lá encontrei que poderia significar: Perda de ilusão e decepção.

Um dia um meu grande amigo disse-me que a desilusão não é mais do que a perda de uma ilusão. Na altura fiquei boquiaberto sem saber que dizer, a não ser que ele tinha razão. Pensei neste facto, e hoje, em especial tive uma decepção, apercebi-me que tinha escolhido as cores erradas para pintar certas coisas na minha vida. Fiquei triste, contudo fui eu que escolhi pintar assim a minha visão do mundo, ninguém influenciou. Resta agora pegar no estojo dos lápis e começar a colorir tudo de novo.

1 comentário:

Sérgio Lopes disse...

Bela visão!!!soa-me...a qualquer coisa familiar =)
o pior da desilusão é perceber que vivemos iludidos.mas quando chegamos a esse ponto já pouco se pode fazer para voltar atrás!fazes bem em voltar a pintar. Se precisares de um lápis sabes onde pedir emprestado. =) Ou melhor, pede uma caneta para ficar pntado definitivo, sabes onde a pedir...eu dou-ta!!
Abraço