quinta-feira, março 09, 2006

Cartoons...


De facto ultimamente tenho andado a pensar porque tenho um sentimento de revolta tão grande em relação a este assunto dos cartoons de profetas Islâmicos.

Bem quando isto aconteceu lembrei-me sempre de uma coisa que tento manter em mente ao longo deste tempo de descoberta pessoal, em que sou “animador”: “Todas as tuas atitudes tem consequências!”. Constato que até por vezes o “não fazer nada” tem consequências horríveis e piores ao fazer, e vice-versa. Contudo este pensamento não me chegava para explicar este sentimento de revolta tão grande. Tudo bem quem fez os cartoons não pensou nas consequências, mas terá sido só isso?...

Hoje acho que cheguei ao fundo da questão da existência deste sentimento. O problema disto e o que vem antes das caricaturas… nós animais humanos temos um pouco do “pó mágico” da criação. Isto trás imensas responsabilidades acrescidas, se ver isto como um dom que faço dele uso-o para construir ou para destruir?

Pois acho que é a resposta a esta pergunta que me trás tanto desalento a atitude do cartoonista, ele usou o seu dom para destruir e ferir/matar o mundo islâmico… nenhum de nós pode entender até que ponto isto feriu o povo islâmico, acho que só mesmo eles, podem falar de como se sentiram ofendidos, agora eu como cristão não posso deixar de sentir empatia por eles, e mostrar que os compreendo…. É claro que não compreendo a revolta e destruição que estes mesmos fizeram, o sentimento para esta destruição é o mesmo para os cartoonistas, o uso do poder da criação para a destruição apenas trás mais destruição.

E claro que não sou a favor de uma inquisição que controle as pessoas, mas ia gostar imenso que cada um criasse a sua própria inquisição, para escolher apenas usar este poder da criação, para criar e nunca para destruir e matar.

2 comentários:

Kiya disse...

Se há pessoas diferentes, há critérios diferentes. E como há critérios diferentes, há-de haver sempre pessoas que abusam daquilo que lhes foi dado.

Claro que isso dos abusos depende do ponto de vista. Neste caso particular, parece-me que nada justifica, como aliás tu mesmo disseste, que as pessoas demonstrem a sua revolta de forma violenta por uma coisa feita por outrém, por mais ofensiva que lhes pareça. Por outro lado, se é certo que houve um cartoonista que fez uns desenhos "menos felizes", é quase certo que se fossemos censurar todos os cartoons e textos e bandas desenhadas que nos parecessem indecentes estaríamos sujeitos ao criterio de quem censura, fosse uma, duas, tres ou 100 pessoas. Não seria isso uma forma de violência bem maior que um cartoon ofensivo?

Skysurfer disse...

Pessoas diferentes, mundos diferentes, mas o Amor diria que é universal... como falo no meu post deveria e sou a favor de uma censura interior, censurar de modo a que sejamos apenas fonte de um amor cada vez menos egoista... nestes anos de animador aprendi uma coisa enquanto estou a animar censurar-me imenso para que de mim apenas saiam as menos más daquilo a que chamo boas intençoes... não seria tu tambem a favor desta censura? e claro que era violencia interior mas nao e a isso que se chama auto-controlo?