domingo, janeiro 28, 2007

aborto... 3


Estes tempos têm sido muito regados com conversas sobre o tema... de facto tenho reparado que às vezes é difícil manter uma conversa, um diálogo e rapidamente se começa a entrar num campo emocional, onde de parte a parte se trocam "galhardetes" e mais tarde, se fecham cada um na sua opinião...
Hoje queria falar sobre o argumento que me leva a querer a penalização do aborto.

O primeiro é que a lei é o reflexo na nossa sociedade nela estão implícitos os nossos valores e padrões morais.

Se fossemos canibais não faria sentido a existência de assassinato. Se não nos preocupássemos com a natureza não faria sentido estar na lei que é proibido roubar ovos de aves, e mesmo abandonar cães de caça (a propósito soube que estas situações estão actualmente contempladas com penas de prisão de 6 meses). Por isso penso que na lei deve estar inscrito o nosso código de valores, e por este mesmo motivo não deverá, na minha opinião, ser legalizado o aborto por pedido de ninguém.
Numa carta do Sr. Ministro da Justiça pode-se ler que nunca nenhuma mulher foi parar a prisão por crime de aborto, isto é um facto, não é um argumento. (talvez a Dr. Odete Santos devesse ler este blog antes de começar a falar nas sessões parlamentares). A penalização tem o sentido de dissuadir o indivíduo a praticar o acto, não tem o sentido de julgamento. Até porque quando as mulheres são postas em julgamento de certo que o juiz encontra em algumas situações atenuantes para esta mesma não cumprir tempo de cadeia, e incorrer noutros tipos de sanções. Já agora e mais um facto no máximo foram julgadas 7 pessoas num ano, pode ler-se isto na mesma carta do Sr. Ministro da Justiça
De lembrar que a lei existe para pautar valores por isso perante esta é: proibido fazer downloads ilegais, proibido burlar, proibido, infringir regras de trânsito... mas claro, eu próprio já fiz algumas das coisas proibidas na lei, no entanto nada disto pode ser comparável ao aborto, implica o acabar de um potencial ser humano. Só precisa de alimento e protecção para se tornar num.

Porque acho que a sociedade não é a favor da morte de um potencial ser humano, e que esta deve proteger os mais fracos, vou votar contra a despenalização.

Sem comentários: